Páginas

sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Um susto! Um infarto! Um sopro de vida...

Oi pessoal...
Da última vez que vim aqui eu estava super bem e decidida... 
Pois então... Aos fatos:
Dia 04/09/2014 eu tive um infarto!
Sim, com 29 anos eu tive um infarto!
Apenas aos 29 anos eu tive um infarto...
O que dizer sobre isso? Estava eu super obstinada a fazer minha gastroplastia que recém decidi, consultas e exames marcadas para o mês, pneumologsta, cardiologista, endocrinologista, etc; aguardando ansiosamente o momento de mudar de vida e plum! Uma dor no peito horrível, uma sensação de que tem alguém pressionando meu coração... Um coice! Já eram umas 7:30 hrs da manhã, estava sozinha em casa e não tinha dormido ainda, acho que em algum momento mencionei por aqui que sou notívaga, mas enfim... estava na casa do meu namorido, ele trabalhando e chegaria às 09:00 hrs. da manhã. Eu pesquisando mil coisas na internet, senti uma dor estranha, pensei que fosse a postura, pois estava sentada na frente do micro haviam horas... Me mexi, mudei de posição e nada... O braço esquerdo começou a doer de um jeito estranho, tipo uma tendinite.. Pensei que fosse fadiga ou algo do tipo, pois sempre ouvi dizer que infartos davam formigamento no braço e outras coisas... Resolvi ir me deitar, não aguentei 5 minutos na cama pois doía muito... Me levantei, fui ao banheiro, escovei os dentes, me troquei e pensei: "Vou ter que ir ao hospital de qualquer jeito! Talvez eu consiga esperar meu namorado chegar pra me levar, ou não..."
Não, não consegui esperar, desci pra garagem , cogitei ir dirigindo e desisti... Cogitei ligar para meu pai me buscar e levar para o hospital e também desisti pois iria demorar... Também cogitei ir de taxi, mototaxi ou sei lá o que e desisti... Só tinha mais um carro na garagem do prédio e era o da vizinha de baixo, chamei umas 3 vezes, bati na porta e ela toda arrumada para uma reunião no trabalho... Perguntei se ela estava muito ocupada e ela disse que um pouco... Então disparei: " Preciso de ajuda! Preciso ir pra um hospital! Não sei o que está acontecendo! Estou com muita dor! "
Ela me chamou pra entrar pra poder pegar as coisas, as chaves e bolsa, eu não quis, fiquei na porta esperando e enquanto ela ia saindo, procurei por um ralo na garagem... vomitei. Fui pra uma torneira, lavei meus pés sujos de vomito me desculpando pela cena pra vizinha que eu mal via e cumprimentava.
Ela, Kelly, me levou para o hospital, eram uns 3 km de distancia que pareciam 30! Uma avenida eterna... Chegamos! Desci do carro e fui caminhando até a entrada de emergencia, me sentei numa cadeira de rodas e ela pegou meus documentos para levar na recepção. Acho que ninguém tinha se dado conta da gravidade, o enfermeiro da pré consulta ficou esperando eu me levantar e ir até ele, até eu dizer que estava piorando a dor e que não consegui me levantar... Aí a Kelly puxou a cadeira de rodas, me empurrou e gritou: Me ajuda aqui! Então me levaram pra sala de emergência...
O médico já foi colocando os sensores do meu peito, pernas, punhos, fazendo o eletrocardiograma... Me perguntou mil coisas, até se eu tinha usado cocaína, o tipo e intensidade de dor, etc... Saiu o resultado do eletrocardiograma e ele correu a me dar uma porção de comprimidos para infarto...
Depois de passada a dor intensa, coletaram com dificuldade o sangue para o exame de enzima... Fiquei lá... Meu namorado chegou, a Kelly já tinha ligado pra ele e ido para a reunião dela. 
Saiu o resultado do exame e o médico veio me dizer: "O exame de enzimas deu positivo... Você teve um infarto!" 
Fiquei em silencio, as lágrimas verteram, senti medo, culpa, vergonha, gratidão, desespero mesmo... meu batimento cardíaco disparou... Meu namorado me abraçou e tentou me acalmar... O médico saiu e foi ligar para alguém, depois voltou, me olhou nos olhos e disse que iria ficaria tudo bem...
A equipe de enfermagem se comoveu com a situação... "Tão novinha..." eles diziam...
Me acalmei, me levaram para um quarto, pouco tempo depois chegou o outro médico, Dr. Moysés, e ele me disse: " Eu sou o responsável pela hemodinâmica, seus exames deram alterados mas tente se acalmar, voce é muito jovem para acontecer isso com voce... Voce tem algum histórico na família? Pode não ser nada tão complicado, até as enzimas do meu exame são alteradas... Em todo caso, vamos ficar atentos... É melhor voce ficar internada e em observação... Amanhã voce fará um ecocardiograma e então veremos se fica constatado um infarto..." 
Fiquei lá, fui internada pela primeira vez na vida... No dia seguinte fiz o ecocardiograma, constatou-se o infarto, fiquei o fim de semana tomando injeções anticoagulantes, remédios vasodilatadores e etc. Todos os dias Dr. Moyses veio me ver... Até coincidir de no horário de visita ele dar de cara com meu pai! Meu pai, também cardiopata, com 3 pontes de safena, 2 mamária, uma coleção de angioplastia... Dr. Moyses é médico do meu pai há anos em outro hospital e eu não sabia... Ele me olhou e disse: "Com esse histórico... vc não pode ser igual ao seu pai! Seu pai foi o paciente mais difícil que tivemos até hoje... Tigrão... Teimoso! Voce vai ficar bem, acredite em mim! Depende mais de voce do que de mim!" 
Confiei no Dr. Moysés! Na segunda-feira fui fazer o cateterismo e precisei fazer uma angioplastia... Fui depois pra UTI em observação, passei dois dias, o médico me receitou 6 remédios específicos para o sistema cardiovascular, tive alta... Estou em casa, aqui contando isso a voces...
Preciso mudar de vida a qualquer custo para que eu continue a vivê-la... Melhor encarar como uma chance para recomeçar... Sou muito grata a Deus por ter me dado a oportunidade de viver... Poderia ter sido diferente, eu poderia ter tido um AVC ou outra coisa do tipo, poderia ter tido sequelas... Mas não, só tive esse susto pra me mostrar que a VIDA é sagrada e meu corpo merece atenção... Que preciso cuidar de minha saúde pra merecer minha chance... Que preciso ter saúde para merecer minha família...
Da gastroplastia já nem sei... Comecei uma dieta ferrenha 0% gordura, dia 15/09 tenho uma consulta com o cardiologista e vamos ver o que acontece, vou me cuidar, vou viver...
O que eu posso lhes dizer é: Não façam dieta a qualquer custo, cuidado com o organismo de voces, deêm mais atenção à saúde, façam exames regulares e vão ao médico! Se cuidem! 
Eu deveria ter feito isso, não fiz e agora terei que ter atenção triplicada... Jamais me esquecei de ter ouvido:
 "Tadinha... Infarto... tão novinha!"


4 comentários:

  1. Meu Deus, que susto guria! E graças a Deus por vc ter sobrevivido e vindo nos contar aqui no blog. Que Deus te guarde e te abençoe. Gata, aproveite esta segunda chance. Agarre-se a ela de unhas e dentes. Cuide de sua saúde, acima de tudo. E faça isso haja o que houver, doa a quem doer. Seja seu foco agora. Se vc já tem histórico familiar é preciso cuidado redobrado. No que precisar, conta comigo. Força!

    Bjo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Denny... Descobri nesse momento que amo demais a vida e o quanto sou amada por ela... Vc disse tudo: ser meu foco... Fazer por merecer a vida e ter gratidão é um exercício diário! Ainda bem que tive a chance de redescobrir isso!
      Obrigada por contribuir sempre aqui e no seu blog com suas palavras de força, determinação e reflexão... Bjx

      Excluir
  2. Olá, tudo bem? Acabei de conhecer seu blog e fiquei sensibilizada com sua história, espero que esteja bem agora. Também estou na luta pra emagrecer e que bom que compartilhou isso, é bom pra nos lembrar o quanto é importante não desistirmos nunca e continuar sempre lutando pela vida.
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. História tocante e ótimo exemplo para todos. Por medos também busquei mudanças em minha vida. Parabéns pela iniciativa de compartilhar algo tão tocante e significativo. Obrigado mesmo, força nesta batalha.

    ResponderExcluir

Linha do Peso